domingo, 22 de março de 2009

ENSINO MÉDIO: CIÊNCIA CULTURA E TRABALHO


Os textos “A busca de articulação entre trabalho, ciência e cultura” e “A recente expansão da educação básica no Brasil e suas conseqüências para o ensino médio noturno” , produto do trabalho de reflexão coletiva, que precedeu a edição do Decreto Federal nº 5.154/2004 que regulamenta, em nível nacional, a Educação Profissional como modalidade de ensino, prevista por nossa LDB de 1996, em substituição ao Decreto nº 2.208/97.
É bom insistir. Por algumas razões inerentes à qualidade da obra mencionada, pode-se dizer que se trata de leitura indispensável. Como porém poderia concluir-se, a julgar pelo patrocínio da edição, tratar-se de obra destinada a veicular posições de governo, fica de pronto esclarecido que as idéias nela apresentadas têm autoria vária, representando pontos de vista os mais diversos. Com efeito, o seus dois capítulos mencionados aqui neste texto procura “evidenciar a pluralidade de concepções e oportunizar confrontos que possam potencializar sínteses e acirrar contradições, cujo enfrentamento é essencial para superar o estágio de conhecimento e de concepção política”, no interesse público de uma educação profissional com qualidade social. No campo de seu objeto trata-se de um material de extrema importância para as instituições de educação básica, para as universidades e para cada pessoa envolvida com o ensino médio e a formação profissional do cidadão brasileiro. Trata-se sobremaneira de um livro instigante na busca da definição de sentido para os determinantes - eixos e concepção, sujeitos e protagonistas, políticas curriculares e livro didático, gestão democrática da escola cidadã - de uma educação profissional técnica que seja, politicamente, efetiva e eficaz. As saídas, ao longo da obra evidenciadas, apontam seguramente para uma travessia repleta de atalhos e empecilhos, mas que encontra na busca de articulação entre trabalho, ciência e cultura no ensino médio, sua motivação maior e idéia-fundante.
Nunca é demais enfatizar que o momento-agora é de mudança, uma vez chegada a hora do ciclo de implementação e consolidação do novo regime introduzido na educação profissional técnica pela edição do Decreto Federal nº 5154/04. Por parte, então, das instituições de ensino envolvidas nesse processo, mais que de atitude e procedimentos meramente burocráticos, há necessidade de se cultivar a reflexão crítica coletiva, pois somente com essa atitude reflexiva se poderá garantir ao Estado e à sociedade uma educação politécnica que combine trabalho, ciência e cultura na sua prática e nos seus fundamentos científico-tecnológicos e histórico-sociais.

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