domingo, 22 de março de 2009
A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS
O texto estrutura-se a partir de dois eixos: caracterização da proposta de educação profissional que foi sendo elaborada ao longo da constituição do paradigma taylorista-fordista no Brasil, seguida da análise da atual proposta em face de suas relações ao mesmo tempo orgânicas e anacrônicas com a atual etapa de acumulação capitalista.
Assim o texto tenta nos fazer compreender como o ensino profissional desenvolveu-se historicamente no Brasil, para situar a discussão das propostas que foram elaboradas neste período de governo. Tomando como categoria de análise e dualidade estrutural, o autor mostra que a atual proposta atende apenas aos incluídos, sendo regido pela racionalidade financeira, que substitui a universalidade pela equidade. Em decorrência, desmonta-se a rede pública de educação profissional, quebra-se a equivalência, ao exigir o ensino médio como única via de acesso ao ensino superior e recoloca-se a dualidade estrutural pela existência de duas trajetórias que não se integram para fins de certificação.
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